Cursos Técnicos do Instituto Aimone têm palestra com Emilice Satte Alam
Na noite desta segunda-feira (10), a empresária Emilice
Freitas Satte Alam esteve participando de uma reunião com os alunos dos cursos
técnicos do Instituto de Educação Aimone Soares Carriconde. A convite dos
alunos, Emilice levou os seus conhecimentos adquiridos nos 25 anos como
empresária a respeito de gestão de clientes. Sua empresa tem reconhecimento na
região sul por suas estratégias de motivação e capacitação de pessoal. A
reunião foi muito proveitosa para os alunos que acompanharam atentos todas as
dicas da empresária para alcançar bons resultados tanto como empresários quanto
como funcionários. A reunião faz parte de um projeto que está sendo realizado
pela turma de Gestão Administrativa coordenados pela professora Ana Cleonice da
Silva.
IEE AIMONE - TÉCNICO EM GESTÃO – GESTÃO II - GESTÃO DE
CLIENTES
Você seria seu próprio cliente?
Quem é o cliente? Clientes por todos os lados:, pois sempre há alguém para servir
Segundo
SWIFT (2001) quando definimos
‘clientes” , estamos falando de múltiplos
tipos os grupos.
·
Clientes – o cliente
de varejo que compra o produto ou o serviço final. Normalmente, um indivíduo ou
uma família
·
Empresas
para empresas – cliente que compra o seu produto
e adiciona o mesmo ao produto que fabrica, para venda a outro ciente/empresa.
·
Canal/Distribuidor/Franquia – pessoa ou
organização que não trabalha diretamente para você e não está (normalmente) na
sua folha de pagamento, que compra o seu produto para vender ou para utilizá-lo
como seu representante.
·
Cliente interno – é aquele que faz ou deixa de fazer para que a
expectativa do cliente final seja satisfeita/superada ou não. É a peça
principal na qualidade total em serviços. O cliente interno (receptor) é a
pessoa que trabalha em nossa empresa e influencia o processo produtivo e a
prestação de serviços.
Um cliente é a pessoa mais importante do mundo para a empresa, quer ele se comunique pessoalmente, por e-mail ou outro meio; ele não depende de nós...nós é que dependemos dele; ele não interrompe o nosso trabalho...é a finalidade dele. Não estamos fazendo um favor só servi-lo...ele está nos fazendo um favor dando a nós a oportunidade de faze-lo; ele é uma pessoa que nos traz seus desejos.é nossa obrigação lidar com eles de maneira lucrativa para ele e para nós (KOTLER,2000). |
Só existimos porque existem os clientes. Quem não compreender isso está fora da realidade, fora do mundo dos negócios. Então quem é o alvo da nossa empresa? A quem devemos procurar servir com excelência? A quem devemos promover o máximo de satisfação? O cliente é o foco de tudo que desenvolvemos, criamos e implementamos. O nosso desafio diário é garantir que os processos na nossa empresa sejam muito bem repensados, para reagir e interagir com os consumidores, marcando a cabeça e o coração de todos com um ponto de referência.
“O segredo do sucesso não está em ser o melhor e, sim, em ser o único!“
O que realmente vendemos?
Em tempos
modernos, onde a informação está acessível a todos, enfrentamos clientes que
estão: > mais informados > mais exigentes > menos fiéis
Também
estamos trabalhando em um mercado que nos mostra:
> produtos iguais >
preços e condições de pagamento muito semelhantes >
clientes desiguais
Ao invés de vender simplesmente
|
Venda
|
Roupas e calçados
|
Conforto,beleza,design,
resistência, durabilidade
|
Lingerie
|
Beleza, sensualidade ,
momentos, sedução, conforto
|
Imóveis
|
Sonhos, espaço, segurança,
valor de mercado, ponto
|
Portanto temos vender algo mais que simplesmente
produtos, preços e condições de
pagamento. É preciso agregar valor ao que vendemos, seja produto ou
serviço. Se vendermos só o que os outros vendem seremos apenas mais um na
multidão. Temos que vender aquilo que nossos concorrentes não vendem, mas o
cliente enxerga.
COMO
SER UM VENDEDOR DE SUCESSO
Mais importante do que aquilo que você diz aos clientes é a maneira como
você escuta o que eles têm a dizer. No ambiente competitivo de hoje, é preciso
vender soluções em vez de produtos e o vendedor precisa ir além da técnica
“características e benefícios” dos mesmos. Ficando atrelados a esses scripts,
eles acabam se precipitando e oferecem prematuramente o produto, em vez de
criar um diálogo produtivo para entender “quando”, “como” e “por que” o cliente
se interessaria por aquela solução. O maior problema da maioria dos vendedores
é a ansiedade, a qual faz eles se limitarem a apresentar o produto, em vez de
oferecer soluções para resolver um problema.
Cerca de 80% do sucesso de um vendedor
se deve à sua atitude. Só os restantes 20% são relativos à sua aptidão técnica.
Os vendedores de sucesso são pessoas confiantes, observadoras, entusiasmadas,
persistentes, excelentes ouvintes, honestos, e sabem como provocar uma compra de modo firme,
mas amigável. Têm uma atitude positiva perante a vida. É essa mentalidade
vencedora que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma venda.
Para alcançarem melhores resultados, os
vendedores precisam ter: CHA
- CONHECIMENTOS: do mercado, da concorrência, da empresa, dos produtos e serviços, dos clientes etc
- HABILIDADES: planejamento, abordagem, levantamento de necessidades, proposta de valor,negociação, fechamento e pós-venda.
- ATITUDES: foco, motivação, iniciativa, criatividade, inteligência emocional, ética, comprometimento, persistência e autodesenvolvimento.
Tente responder às seguintes questões que antecedem uma venda:
- O que estou vendendo? Os clientes
não procuram produtos e serviços, mas sim, soluções para os seus problemas
específicos.
- Quem é o meu cliente ideal? Compare-o com
os seus clientes habituais através de critérios como sexo, condição
socioeconômica, cultural, profissão e idade.
- Por que compram? Saiba quais
são as vantagens tangíveis e intangíveis que os consumidores procuram.
- Onde estão os clientes potenciais?
Veja se poderão pertencer, por exemplo, a uma dada área geográfica ou a um
grupo específico de consumidores.
- Quando é que eles compram?
Conheça a freqüência e os hábitos de compra (por exemplo, no início do mês,
quando recebem o salário).
- Quem são os concorrentes? Veja
quais os seus pontos fortes e fracos, e que necessidades satisfazem.
- Quem ainda não é meu cliente? Saiba
quem poderá se beneficiar do seu produto, mas ainda não o conhece ou não esteja
comprando.
Dez
qualidades do vendedor que, colocadas em prática, já fazem a diferença para
todos os profissionais que almejam o sucesso.
1) AMBIÇÃO E VONTADE DE VENCER, 2) COMPROMETIMENTO E DEDICAÇÃO AO TRABALHO; 3) ATITUDE POSITIVA; 4) HABILIDADE PARA OUVIR: 5) HABILIDADE PARA SE RELACIONAR COM PESSOAS; 6) COMPETÊNCIA PROFISSIONAL E CRIATIVIDADE; 7) BOA APARÊNCIA PESSOAL; 8) ORIENTADO PARA SOLUÇÕES; 9) SER PLANEJADO; 10) SER MOTIVADO E PERSISTENTE:
1) AMBIÇÃO E VONTADE DE VENCER, 2) COMPROMETIMENTO E DEDICAÇÃO AO TRABALHO; 3) ATITUDE POSITIVA; 4) HABILIDADE PARA OUVIR: 5) HABILIDADE PARA SE RELACIONAR COM PESSOAS; 6) COMPETÊNCIA PROFISSIONAL E CRIATIVIDADE; 7) BOA APARÊNCIA PESSOAL; 8) ORIENTADO PARA SOLUÇÕES; 9) SER PLANEJADO; 10) SER MOTIVADO E PERSISTENTE:
Como pensam e agem os vendedores de sucesso
Nosso foco mental e nossas crenças determinam a nossa atitude
interna, ou seja, o nosso estado interior é que vai direcionar nossas
ações/atitudes. Pensamento gera sentimento e este gera comportamento, então,
aprenda a pensar e agir como os grandes vendedores. É fácil perceber a
diferença entre um vendedor de sucesso e um medíocre. Analise abaixo as
diferenças:
VENDEDOR DE SUCESSO joga para vencer, enquanto o VENDEDOR
MEDÍOCRE joga para não perder. O VENDEDOR DE SUCESSO, logo pela manhã, antes de
sair de casa, já sai preparado mentalmente, sai motivado para encarar os
desafios da área de vendas. O VENDEDOR MEDÍOCRE sai de casa de manhã reclamando
do dia árduo que vai ter, além de sair atrasado para o trabalho.
VENDEDOR DE SUCESSO não se intimida se for pago pelo
resultado do trabalho que faz, enquanto o VENDEDOR MEDÍOCRE quer ser pago pelo
tempo que passa no trabalho, independente de sua produtividade, ele é do tipo
“quero o meu no final do mês”.
O
VENDEDOR DE SUCESSO procura alternativas inteligentes para ganhar o cliente, em
épocas difíceis, ele prefere criar, inovar e agir ao invés de ficar reclamando,
enquanto o VENDEDOR MEDÍOCRE reclama e espera que a empresa apresente
alternativas, pois ele se contenta com a situação atual.
O VENDEDOR DE SUCESSO arrisca-se e gosta de novos desafios, enquanto o VENDEDOR MEDÍOCRE não quer que mexam na sua zona de conforto. Para ele, viver na “normose” é normal.
O VENDEDOR DE SUCESSO arrisca-se e gosta de novos desafios, enquanto o VENDEDOR MEDÍOCRE não quer que mexam na sua zona de conforto. Para ele, viver na “normose” é normal.
O VENDEDOR DE SUCESSO gosta de aprender e se atualizar com
frequência, pois sabe que andar na frente da concorrência é fundamental, e,
além do mais, ele quer progredir na carreira, enquanto que o VENDEDOR MEDÍOCRE
acredita que já sabe o suficiente, acha besteira participar de cursos,
palestras ou até mesmo fazer uma faculdade.
O VENDEDOR DE SUCESSO entende de administração de finanças
pessoais, pois sabe usar suas comissões para gerar “abastança” em sua vida, mas
o VENDEDOR MEDÍOCRE não sabe usar seus ganhos e gasta mais do que recebe. O
VENDEDOR DE SUCESSO pensa que ele pode fazer melhor a cada dia, ele se motiva a
fazer as coisas acontecerem, o seu quociente de adversidade é alto, porém o
MEDÍOCRE acredita que tudo é escasso, ele quer apenas garantir o dele e
acredita plenamente na sorte, o quociente de adversidade dele é baixo, não se
supera. Seus resultados tendem a ser os mesmos por longos períodos.
Em qual dos
dois estilos você se encaixa? Olhe para os vendedores de sucesso e confira a
forma de pensar e agir deles, e se quiser se destacar ainda mais, procure fazer
melhor do que aqueles que produzem sucesso. Dessa forma você vai entender a
verdadeira relação de causa e efeito para obter sucesso em vendas!
Excelência no atendimento dentro da empresa
A excelência no
atendimento interno é fundamental para você se destacar e crescer
profissionalmente dentro de uma empresa. Muitas vezes nos preocupamos somente
em atender bem nosso cliente externo e nos esquecemos de fazer o máximo por
nosso cliente interno. Ver o seu colega de trabalho como um cliente é o
primeiro passo para a conquista da excelência no atendimento dentro da empresa.
Dar um show de atendimento ao colega de trabalho é o caminho certo para você
conquistar a valorização profissional e se destacar dentro de uma empresa.
Confira, a seguir, algumas dicas para você dar um show no atendimento a seu
cliente interno:
"Os 3 passos para lidar com reclamações"
*1º Ouça 2º Desculpe-se 3º Dê a solução
Atitudes para Excelência no Atendimento
- Dê retorno rápido
- Entregue antes do esperado
- Antecipe aos problemas
- Solucione o problema do cliente
- Entregue mais que o esperado
- Responda com otimismo
- Cause uma ótima última impressão
- Pratique Pós-Venda
VOCÊSABIA QUE:
Conquistar um novo cliente custa quase cinco vezes mais do que manter um cliente antigo? | A melhor maneira de conseguir novas vendas é a propaganda boca-a-boca feita pelo cliente a favor da empresa? |
FIDELIZANDO OS CLIENTES -
10 PERGUNTAS A SE FAZER P/FIDELIZAR CLIENTES
1. Nossos clientes estão satisfeitos? | 6.Quando um cliente faz uma reclamação, a mesma é solucionada? E mais, é dado retorno disso ao cliente? |
2. Temos feito pesquisa de satisfação/insatisfação com nossos clientes? | 7. Quando um produto novo chega, nossos clientes são os primeiros a ficar sabendo ou saímos gastando mais tempo e dinheiro na captação de novos? |
3. sabemos o que é mais importante p/ os nossos clientes | 8. No dia do aniversário de nossos clientes, eles recebem ao menos um parabéns? |
4. Nossa equipe está adequada às exigências de nossos clientes/? | 9. Nossos colaboradores estão em constante treinamento e aperfeiçoamento para melhor atender nossos clientes? |
5. Nossas instalações estão de acordo com nossa imagem, nosso nome? | 10. Nós ( colaboradores, gerência e direção ) gostamos realmente do que estamos fazendo? |
PESQUISAS
E DADOS ESTATÍSTICOS
Por que se
perde um cliente?
|
Como você vê a
qualidade do atendimento que lhe oferecem no comércio?
|
1% -
falecimento do cliente
5% - mudança de endereço 5% - amizade com o concorrente 10% - vantagens oferecidas pelo concorrente 14% - reclamações não atendidas, ou desapontamentos com a qualidade do produto ou serviço 65% - indiferença do pessoal que faz o atendimento. |
- para 10% dos
clientes pesquisados, o atendimento que recebem é ruim ou péssimo;
- para 85% dos clientes
pesquisados, o tratamento recebido é indiferente ou neutro;
- para apenas 5% dos clientes, o atendimento que recebem é considerado bom; |
REFERÊNCIAS
SCOTT. Div. Satisfação do cliente: São Paulo:
Abril,2006
ALVES, Joelma Braga, Gestão de Clientes: A
arte de conquista e manutenção do cliente. Rio de Janeiro. Maio,2004
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC Controle da Qualidade
Total 6.ed. Rio de Janeiro: Bloch, 2000
GUIA DE TREINAMENTO. Orientações para utilização no
processo de vendas: Rio de Janeiro, 2005
LOBOS, Júlio. O Cliente Encantado: São
Paulo,1995
http://www.progresso.com.br/
http://www.administradores.com.br/informe-se/
SISTEMAS
DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - SIG
INSTITUTO
AIMONE - TÉCNICO EM GESTÃO - COMPONENTE
CURRICULAR GESTÃO II - SIG
Todas as funções da
administração – planejamento, organização, liderança, e controle são
necessárias para o bom desempenho da organização. Para apoiar essas funções,
especialmente o planejamento e o controle, são de destacada importância os
sistemas que fornecem informações aos administradores. Esses sistemas de
informações estão ligados ao sistema físico – operacional e surgem da
necessidade de desenvolver as operações fundamentais da empresa. Podemos dizer
até que esses sistemas são criados automaticamente pelas necessidades de
administração operacional. Como exemplo: podemos citar: Os sistemas de
informações de controle de estoque, de banco de dados de estrutura de produtos
de processo de produção, de planejamento e controle da produção.Etc...
Áreas funcionais na empresa
• Áreas fim
|
• Áreas meio
|
– Atividades e funções
ligadas ao ciclo de produção ou
colocação do produto no
mercado (objetivo da empresa)
• Produção, Marketing
|
– Proporcionam os meios
para que as áreas fim cumpram sua
finalidade
• Administração de
Finanças, Administração de Materiais, Administração de Recursos Humanos,
Administração de Serviços e Gestão Empresarial
|
• Composição
de uma área funcional:
Conjunto de funções - Grupos de atividades específicas e inter-relacionadas
Área:
|
Administração Financeira
|
Funções
|
Atividades
|
Planejamento de recursos financeiros
|
Orçamentos, Programação das
necessidades de recursos
financeiros, Projeções financeiras,
Análise do mercado
de capitais
|
Captação de recursos financeiros
|
Títulos, Empréstimos e financiamentos, Administração de
contratos de empréstimos e financiamentos
|
Gestão dos recursos disponíveis
|
Pagamentos, Recebimentos, Operações
bancárias, Fluxo
de caixa,
Acompanhamento do orçamento financeiro
|
Seguros
|
Análise do mercado securitário
contratação de apólices,
Administração das apólices
|
Contábil
|
• Contabilidade geral • Contabilidade patrimonial
• Contabilidade de custos
|
Sistemas de informação Operacional, Tático e estratégico
Os sistemas de
informação podem ser classificados de acordo a informação que será processada.
Desta forma, a classificação dos sistemas de informação geralmente é feita de
acordo com a pirâmide empresarial, composta pelos níveis estratégicos das
organizações.
A pirâmide empresarial
é composta pelos seguintes níveis estratégicos:
Sistemas de Informação Operacional
Formado por operações
rotineiras; normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e
saída.
Exemplos: formulários de
cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e
modificações de dados.
Sistemas de Informação: Gerencial ou Tático
Formado por operações de
apoio na tomada de decisões. Tem função gerencial e trabalha com informações
agrupadas.
Exemplos: Total de produtos
vendidos, índice de cobertura de clientes, volume de vendas no mês. Relatórios
analíticos e sintéticos.
Sistemas de Informação: Estratégico
Formado por operações
estratégicas; apóia a alta diretoria filtrando as informações fundamentais e
altamente estratégicas.
Exemplos: Projeção de vendas
para o mês seguinte; Fluxo de caixa; Lucro efetivo por produto; Comparativo de
desempenho da empresa, segmentos ou produtos.
Olá, muito legal a tua postagem. Esta parte me fez pensar, no quanto é importante ter sempre um bom relacionamento com aqueles que trabalham comigo.
ResponderEliminar"A excelência no atendimento interno é fundamental para você se destacar e crescer profissionalmente dentro de uma empresa. Muitas vezes nos preocupamos somente em atender bem nosso cliente externo e nos esquecemos de fazer o máximo por nosso cliente interno. Ver o seu colega de trabalho como um cliente é o primeiro passo para a conquista da excelência no atendimento dentro da empresa. Dar um show de atendimento ao colega de trabalho é o caminho certo para você conquistar a valorização profissional e se destacar dentro de uma empresa".
Oi Ana,
ResponderEliminarmuito interessante tua postagem e de fazer pensar!!!
beijos
Claudia
A prática do bom relacionamento com os colegas de trabalho facilita o exercício do mesmo com os clientes. Além disso, podemos estender esse tipo de comportamento a toda nossa rede de relacionamento, tornando-o cada vez mais natural.
ResponderEliminarAbraço